Posted by : Monik Ornellas

É interessante que sempre escrevo sobre tudo aqui, mas nunca fiz um post falando sobre a Reflexologia. Com tantos cursos, atendimentos e escalda pés parece óbvio, né? rs


O equilíbrio do corpo pelos pés e mãos.

Pois então, essa moça - a dona Reflexologia - é uma terapia muito interessante e bastante confundida com uma "massagem nos pés".


Trabalhei vários anos em SPA´s e é muito comum eles venderem "Reflexologia" em seu cardápio, porém, normalmente o produto que você compra é: massagem nos pés.

Mas qual a diferença?
Reflexologia Chinesa é à seco.
A Reflexologia é uma terapia bem completa e complexa em si mesma. A linhagem na qual trabalho - Chinesa - é bastante pontual, além de não utilizarmos óleo ou creme durante todo processo de soltura (dos músculos, tendões e articulações), diagnóstico ou tratamento (à seco). Só iremos "besuntar" o cliente após termos feito todo o tratamento reflexológico, logo, o creminho é só um bônus da Reflexologia na qual atuo. 

RESULTADO: Ao comprar uma sessão de "Reflexologia" e receber somente a massagem, você restá recebendo somente 25% do que uma sessão completa pode lhe proporcionar.

Mas, ATENÇÃO, existem diversos tipos de reflexologia, como a Terapia de Zonas (Zonoterapia), Reflexologia Francesa e outras tantas, pois ao longo dos anos ela foi difundida, aperfeiçoada e dinamizada por diversas culturas, sendo assim, algumas metodologias como a Tailandesa utilizam óleos ou cremes durante todo o processo, bem como, alguns acessórios (bastões e sticks).

Porquê e como a Reflexologia funciona?
Não só os alunos como os clientes normalmente ficam espantados com os resultados - muitas vezes imediatos - da Reflexologia... Mas como? Porquê? - são perguntas bem comuns.

Vou tentar dar uma breve explicação do processo: todo nosso sistema de vitalidade é mantido pelo abastecimento energético do nosso corpo. Tenho certeza que você já ouviu falar nos meridianos ou pontos de acupuntura. Nosso corpo é feito de milhares de desses "rios de energia", que percorrem todos os órgãos e sistemas fazendo com que cada pedaço do nosso corpo seja abastecido de energia vital.


Existem milhares de meridianos, porém, a acupuntura e o shiatsu trabalham com os principais.

Esse sistema energético é dinâmico e precisa estar em movimento contínuo, ascendendo e descendendo energia. Quando eventualmente um desses pontos, ou vários desses pontos bloqueiam, todo o sistema fica indiretamente bloqueado (com excessos e faltas energéticas). Esses bloqueios vão se materializando em dores locais e o processo contínuo disso se sedimenta em doenças.

Os pontos de Reflexologia não são os pontos de acupuntura. Milhares desses canais de energia passam pelos pés, logo, os pontos de reflexos são nós de congruência energética que quando pressionados causam impressão na rede energética do corpo, principalmente no reflexo direto do órgão ou sistema. Os pontos reflexos são como botões que quando apertados startam - iniciam - a movimentação das energias bloqueadas.


O microcosmo () refletindo o macrocosmo (corpo).

Por esse motivo, fazemos diagnósticos com facilidade, da mesma fora que conseguimos medir o grau dos desequilíbrios no corpo.

A Reflexologia cura Desequilíbrios?
Nenhum tipo terapia ou pessoa cura ninguém. Ponto. Porém, podemos utilizar uma terapia como ferramenta para nos auxiliar no re-equilíbrio do nosso corpo, se assim desejarmos. É preciso, em conjunto, reconfigurar seus hábitos, rever comportamentos, mudar de sapatos e etc, além de fazer seu tratamento reflexológico, sem abrir mão do seu médico ou seus remédios, pois um tratamento não inviabiliza o outro, muito pelo contrário, eles se complementam, pois trabalham em vertentes e visões diferenciadas.

Há contra indicações para a Reflexologia?
Sim.Todas as contra indicações são locais, ou melhor, para problemas nos pés, mãos ou pernas. 

Como trabalhamos com pressão local, pessoas com processos de osteoporose NOS PÉS ou MÃOS, são contra indicadas. Processos dolorosos como artrose, artrite nos pés também não são aconselháveis. Fora isso, feridas, machucados, torções, pediculites ou qualquer problema que invibiabilize ficar sentando ou deitado por no mínimo 40 minutos, são desaconselháveis.

Gestantes, crianças e adolescentes, pode?
Um bom reflexologista sabe tratar tanto uma gestante, evitando seus pontos hormonais, quanto uma criança ou adolescente.

Resultados:
Ao longo das minhas experiências com reflexologia tenho percebido excelentes resultados:
- na melhora do metabolismo (sistema imunológico, digestão, circulação sanguínea, pele);
- prisão de ventre;
- dores de estômago;
- dores de coluna;
- dores nos pés (que normalmente são advindas da coluna);
- re-equilíbrio hormonal;
entre tantos outros feedbacks positivos de pessoas de todas idades que já passaram pelos nossos atendimentos.

É um terapia muito simples, segura ao mesmo tempo que relaxante. Pode ser praticada por qualquer pessoa e acredito que esse seja o melhor dela, pois temos à nossa disposição a possibilidade de nos auto equilibrarmos, bem como auxiliar amigos e familiares em seus processos.


Se você tem interesse em fazer o curso
acesse a página e veja a data de novas turmas.

Se seu interesse é se tratar com a Reflexologia, 

E curta a página de reflexologia no Facebook 
para receber dicas e novidades, clicando aqui.

Forte abraço!

Leave a Reply

Deixe suas dúvidas ou mande um e-mail.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Monik Ornellas - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -