Posted by : Monik Ornellas

"O bruxismo é o hábito de pressionar e ranger os dentes durante o sono, produzindo ou não sons. Presente em adultos e crianças, o distúrbio normalmente acompanha a pessoa por toda a vida, já que o sucesso do tratamento depende essencialmente da resolução de questões emocionais. "As causas do ato inconsciente de apertar os dentes normalmente estão relacionadas a fatores psicológicos, como tensão, raiva, agressão reprimida, ansiedade, medo e, com destaque, estresse, além do mau posicionamento dental", explica o dentista Sidnei Goldmann.
Reclamações como ouvir zumbidos, ter dores perto do ouvido, da nuca e dos ombros, sentir dificuldade para mastigar, bocejar e abrir a boca e perceber estalos na região do ouvido, ao forçar a abertura da boca, são os principais sintomas do bruxismo, também conhecido por movimento parafuncional. Dores de cabeça e mandibulares também são sinais do distúrbio." Fonte: Minha Vida
Também afeta o sono, pois muitos tem que usar placas para dormir.

Olá clientes e amigos!

Essa semana vou falar sobre Bruxismo. Num outro post sobre "tensões faciais" abordei o tema, porém hoje vamos falar sobre a percepção metafísica do Bruxismo.

Pelo menos 80% das pessoas que atendo tem algum tipo de tensão maxilar, porém, o problema está bem além da tensão facial. No tratamento do Bruxismo é necessário um trabalho manual de soltura da musculatura facial, do pescoço, nuca e das costas.

A configuração mental de quem tem bruxismo é de uma pessoa extremamente ansiosa e insegura, que reprime seus impulsos de ir atrás daquilo que deseja. Os maxilares nos falam da força interna animal que "abocanha" a presa, por isso, os dentes são a expressão da nossa agressividade.

Normalmente o tipo de falácia mental presa nessa região é a "não vou conseguir", "não sou capaz", "não mereço", "é muito difícil", "vai dar tudo errado", etc.

Ansiedade, expectativa e frustração. 
Essa é a dinâmica compulsiva mental-emocional do Bruxismo.

A região da cabeça, pescoço, nuca e ombros é responsável pela nossa percepção pessoal da realidade, sobre nossa expressão, criatividade e a capacidade em realizar nossos sonhos mais coloridos e iluminados.

Quando uma pessoa sofre de bruxismo, essa região fica tão tensionada que começa a comprimir todos os nervos responsáveis pela visão, audição, pelo bom funcionamento dos braços e mãos entre tantos outros desequilíbrios.

A tensão mandibular faz com que todos os nossos sentidos - necessários para uma boa caçada -, fiquem alterados e comprometidos, pois não conseguimos:

  • Audição: ouvir a nós mesmos nem aos outros com clareza e auto percepção;
  • Visão: não conseguimos enxergar alvos reais e possíveis, pois falta auto percepção, logo, viabilizamos metas e objetivos ilusórios e absurdos;
  • Olfato: temos dificuldade de absorver e lidar com ideias próprias e externas;
  • Paladar: com isso, não sabemos separar o joio do trigo, nem selecionar o que é bom ou ruim para si mesmo.
  • Tato: não conseguimos alcançar/agarrar aquilo que desejamos na vida, pois nossos ombros,  braços e mãos ficam carregados com peso desnecessário.

O que significa que: com todos esses sentidos de percepção da realidade prejudicados, nos faltará clareza e percepção aguçadas em relação à nós mesmos e àquilo que queremos,  afetando a noção sobre nossa capacidade de ir atrás do que desejamos, logo, passamos a fazer coisas que não nos satisfazem, nos sobrecarregando mental e emocionalmente (ombros pesados, tendinite e bursite), minando o prazer de se expressar na vida, com isso, a energia do coração e pulmão também ficam comprometidas à longo prazo. Tudo está interligado.

Mas, porquê?
Temos um problema sério em lidar com a nossa Raiva e a Agressividade. Elas são vistas como más, como um comportamento feio e inadequado, com isso, rola uma auto repressão dos nossos impulsos primordiais. Isso porque, achamos que a raiva e consequentemente a agressividade vinda dela, se expressadas, serão canalizadas para algo ou alguém, e é esse o nó da questão.

O que não entendemos é que a Raiva (emoção) e a Agressividade (comportamento) são instintos vitais para nossa sobrevivência, para que possamos ir atrás dos nossos sonhos e defender com "unhas e dentes" o que é nosso (pontos de vista, ideias, projetos etc). Entende?

Defesa dos nossos pontos de vista.
A raiva canalizada para alguém é um veneno para nosso sangue e um verdadeiro desperdício de energia, porém, o impulso criativo proporcionado pela raiva quando canalizada para um projeto ou idéia, transforma mundos!

A raiva e agressividade canalizadas para algo ou alguém nos transforma em vítima, já quando canalizamos para projetos, nos tornamos empreendedores vorazes, incansáveis e famintos de realização!

Os animais utilizam a raiva para se defender fisicamente sustentando sua sobrevivência, nós, temos outros níveis de suma importância para canalizar essa mesma energia.

EQUILIBRANDO:
Ao longo dessa semana irei passar várias dicas para o auto tratamento do Bruxismo, utilizando a Aromaterapia, a Reflexologia, o Shiatsu, entre outros. Acompanhe minhas páginas para ficar por dentro: Reflexologia Podal e Palmar | Aromas & Sinergias

EFT (Emotional Freedom Technique):
utilize a técnica para limpar os processos mentais e emocionais que te incapacitam a alcançar seus objetivos.

Produtos Aromas & Sinergias:
Utilize o Creme Alívio ou o Óleo de Massagem Revigorante para auxiliar no processo de massagem a seguir.

Terapia Corporal:
Busque uma terapia corporal que faça a manipulação local, ou melhor, que solte os pontos e músculos congestionados pela tensão maxilar. No que se refere a terapia, sempre prefiro que a pessoa faça àquela a qual se sente bem, mas, farei minha indicações, blz?

  • Reflexologia Facial - Trabalha os pontos reflexos de todo corpo na face e manipula pontos tensionados;
  • Shiatsu - Além de ser uma Medicina, ele manipula, solta e alonga todos os pontos congestionados e depois integra todo o corpo.
  • Massagens - ayurvédica, sueca, thailandesa, todas lhe proporcionarão benefícios e não esqueça de pedir ao profissional para manipular os maxilares.

Auto Massagem e Alongamento:
É de suma importância que você alongue e solte a região, não espere o marido ou a esposa, o filho ou a amiga para te massagear, caia dentro você mesmo e aprenda a se cuidar. Observe os pontos e músculos abaixo e massageie-os até sentir alívio, pelo menos os da face e ombros, costas já complica, né? Rs.




Solte também o pescoço:


Agora solte o meio das costas, a região escapular e se possível toda coluna na sequência:

      

E para qualquer dúvida, pergunta ou observação, faça contato comigo pelo aromasesinergias@gmail.com ou pelo Formulário de Contato do site da Aromas & Sinergias.

Cuide-se! Ame-se!

Um Forte Abraço!

Monik Ornellas
Terapeuta corporal há mais de 10 anos.
Aromaterapeuta, Shiatsuterapeuta e Watsuterapeuta certificada.

Leave a Reply

Deixe suas dúvidas ou mande um e-mail.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Monik Ornellas - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -