Posted by : Monik Ornellas

A alimentação é um tema muito interessante e normalmente rende muita discussão em aula. Temos diversas formas de alimentação que desconhecemos: alimentação energética, a alimentação existente nos relacionamentos que nada mais é que alimento emocional, a alimentação mental e a física.

E não podemos esquecer que toda alimentação gera uma digestão que rende resíduos e estes também estão em vários níveis.

Mas, quando falamos em alimento, no ato de alimentar-se, automaticamente pensamos em nutrientes, especificamente comida. Dentro do Curso de Anatomia dos Corpos Sutis despertamos a compreensão de que nossa alimentação se dá em diversos níveis e não só no ato de comer um sanduíche, por exemplo.

Cada corpo - físico, energético, emocional, mental e etc - têm dentro de suas particularidades um tipo específico de alimentação.

Segue uma palhinha a respeito da nossa alimentação dentro do âmbito físico.

Comida x Prazer:
A experiência física é totalmente voltada para o prazer. Nosso corpo físico e nossos sentidos estão ligados à sensação de prazer e estes são como uma âncora porque fazem com que tenhamos o desejo de estar cada vez mais presente em nossa realidade e experimentar a plenitude e alegria que esta pode nos proporcionar.

A contradição dentro nisso, é que de uma forma geral durante milênios viemos aprendendo que a vida é dura, a realidade é difícil e com isso pouco nos permitimos desfrutar e aproveitar a imensidão de prazeres que a realidade nos proporciona. Em nossa cultura a maioria dos prazeres como comida, sexo, toque entre outros, estão atrelados a sentimentos de culpa ou inadequação, logo, não nos permitimos viver ou sentir de forma plena a experiência física.

Um dos fatores que colaboram para a obesidade é o prazer proporcionando pela comida. Comer é umas das formas mais rápidas de se obter prazer e satisfação. Por isso, muitas vezes quando não conseguimos alcançar o prazer de uma vida plena, compensamos essa ausência com a satisfação imediata de uma guloseima.

O corpo precisa de muito pouco para se manter, pois sua alimentação não está somente no alimento ingerido, mas também no conteúdo energético deste. O que acontece é que quando comemos absorvemos não somente o alimento, mas também todo significado que ele representa para nós.

Vazio Interno:
Muitas pessoas comem não só pela busca do prazer, mas também por uma necessidade inconsciente de preencher um vazio interno. Uma solidão esmagadora, uma saudade cortante, um vazio emocional profundo que nada mais é do que a falta de si refletida na ansiedade pelo outro.

Comida e Integração Social:
Geralmente aprendemos que comer junto àqueles que amamos é uma boa combinação. Com isso, fazemos jantar para nosso amor, almoço de domingo e tomamos café da manhã em família. Não há nada errado nisso, porém, muitas vezes continuamos comendo mesmo quando não há mais reunião social, numa busca inconsciente de obter momentaneamente a felicidade de um tempo que não volta mais.

Das deliciosas guloseimas de quando éramos crianças às dietas insossas da atualidade, comer se tornou de uma travessura à um ato de tortura.

O que ainda não se compreende é que quando comemos não estamos alimentando somente nossa fome física, mas a fome de vida, de prazer e a constante necessidade de se sentir satisfeito e seguro dentro da realidade que vivemos.

Observe a forma como você come, o quê come e se pergunte o quê você anda alimentando em sua vida diária e como isso vem se refletindo naquilo que você ingere.

Leia também:
O Olhar Metafísico

Saiba mais sobre o Curso de Anatomia dos Corpos Sutis clicando aqui.



****************************************************
Tem dúvidas sobre esse artigo? Vc pode fazer um comentário ou usar o Formspring na barra lateral esquerda. Todas as perguntas recebidas e suas respectivas respostas estarão dispostas na sessão "Respondendo..."

Leave a Reply

Deixe suas dúvidas ou mande um e-mail.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Monik Ornellas - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -